A gestão de pessoas é um processo estratégico que envolve a administração de recursos humanos, incluindo a recrutamento, o desenvolvimento, a motivação e a retenção de colaboradores e é essencial para o sucesso de uma empresa, pois permite maximizar o potencial dos colaboradores e melhorar a eficiência e rentabilidade da organização.
As premissas básicas, como percebe, são 4:
- Identificar, Recrutar e Selecionar
- Desenvolver e Treinar
- Satisfazer
- Reter
- Medir
Seguindo estas premissas de forma regular e planejada:
- Maximizamos o potencial dos colaboradores
- Geramos a satisfação tanto dos colaboradores, quanto dos clientes
- Melhoramos a eficiência e rentabilidade da empresa
- Contribuímos para o mundo melhor
A gestão de pessoas tem uma grande relação com o desempenho organizacional e deve ser medida e gerenciada para garantir o sucesso da empresa. As empresas precisam investir em sua força de trabalho e desenvolvê-la para melhorar o desempenho, aumentar a satisfação dos colaboradores e, com isto, retê-los.
É de extrema importância que seja medido e avaliado a satisfação dos colaboradores, o clima organizacional, a capacitação e desenvolvimento e outros indicadores relacionados às pessoas para medir o desempenho organizacional.
Com estas métricas, é possível compreender como as pessoas estão contribuindo para a realização dos objetivos estratégicos da empresa e para identificar áreas de melhoria.
Uma das premissas mais importante de uma empresa é a aprendizagem (desenvolvimento) por meio de treinamentos e convivência corporativa.
Quando falamos de desenvolvimento de colaboradores, não poderíamos deixar se citar o livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge. Neste livro é abordado os princípios básicos da aprendizagem organizacional. Os princípios incluem:
- A mentalidade de aprendizado: as organizações devem desenvolver uma mentalidade de aprendizado contínuo para se adaptar e evoluir em um mundo em constante mudança.
- Sistemas de pensamento: as organizações devem aprender a entender e trabalhar com sistemas complexos em vez de se concentrar em problemas isolados.
- Aprendizado compartilhado: as organizações devem criar um ambiente onde as pessoas possam compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros.
- Aprendizado colaborativo: as organizações devem trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns e resolver problemas complexos.
- Aprendizado baseado em ação: as organizações devem aprender através da aplicação prática do conhecimento em situações reais.
A conclusão que se chega é que muitos empresários negligenciam a responsabilidade de implantar uma boa gestão de pessoas, transpondo esta responsabilidade para, única e exclusivamente, o departamento de recursos humanos.
Fato é que esta negligencia dos empresários acarretam diversos prejuízos que vão desde as perdas de importantes colaboradores, despesas com novas contratações, improdutividade até a queda da rentabilidade da empresa.